P.A.P. - CANETA DECORADA COM ROSA DE E.V.A.
Bem, essa imagem você já conhece neh
São algumas das canetas que eu fiz....
Como alguns de vocês já sabem, congrego em uma igreja evangélica e quase sempre faço lembrancinhas nas datas comemorativas da Igreja.
E no ano de 2016, na comemoração do Dia das Mães, resolvi fazer esta caneta para presentear as mães da Igreja.
Aproveitei enquanto as fazia para registrar fotos e postar aqui no Blog.
Então vamos lá?
Para começar, é necessário ter esses frisadores.
São peças de ferro/resina utilizadas para frisas as pétalas e folhas em E.V.A. São elas que irão dar a peça em E.V.A, o formato desejado e aquelas nervuras que fazem todo o diferencial da flor.
Você pode estar perguntando "qual o melhor frisador para confeccionar estas flores?". Eu já utilizei todos os dois, e digo que a de resina não deixou a desejar em comparação a de ferro, porém é necessário utilizar um pouco mais de força para frisar a peça, pois a de ferro devido ao seu peso, não se faz necessário empregar grande força.
Então com os frisadores em mão, você vai escolher o modelo que deseja confeccionar, pois o processo para todas as peças é basicamente o mesmo. Escolhida a peça, você a utilizará para riscar o E.V.A. e fazer os moldes das pétalas e aquela folhagem da rosa.
Após riscar o formato desejado, é necessário recortar para seguir para o próximo passo.
Essas são as peças recortadas deste modelo escolhido.
O passo seguinte é aquecer essas peças de E.V.A., pois quando o E.V.A. é aquecido ele fica maleável e permite alterar a sua forma.
Como aquecê-las? Bom, existem algumas maneiras. Alguns utilizam a misteira, outros aquecem com o ferro de passar roupas (mas precisa ser aqueles tradicionais), e ainda há aqueles que utilizam aquelas chapinhas de cabelo. Fica a seu critério, eu prefiro e utilizei o Ferro de Passar Roupas, pois a superfície dele é maior.
Aqueceu as peças? Agora é só introduzi-las dentro dos frisadores.
Você verá que elas encaixam perfeitamente dentro dos frisadores.
A peça já está frisada.
Perceba que além de frisar, o frisador proporciona um volume a peça.
Faça isto com todas as peças que você recortou.
Depois de ter frisado todas as peças, chegou o momento de colá-las nas canetas.
É um processo muito simples, basta apenas aplicar um pouco de cola (instantânea para E.V.A.) na superfície inferior da pétala frisada e ir encostando na parte superior da caneta e segurar por alguns segundos para ocorrer a adesão da pétala na caneta.
Seguidamente vá fazendo o mesmo processo com as demais pétalas frisadas.
É necessário intercalar a colocação das pétalas, para que possa ir tomando o formato desejado.
Na medida que for intercalando as pétalas é possível perceber que ela vai tornando primeiramente um formato de botão de rosa, e com acréscimo de novas pétalas ela vai tomando uma forma de rosa.
Quantos mais pétalas colocar, mais cheias a rosa ficará.
Terminou de colocar a quantidade de pétalas desejadas, é necessário colocar aquela folhagem para dar o acabamento na rosa.
Usa-se o mesmo procedimento para colar as pétalas. Aplicar a cola na superfície inferior dessa folhagem e após segurar por poucos segundos. São necessárias duas folhagens para cobrir toda a base da rosa.
A base da rosa toda coberta, ficará desta forma .
E para finalizar aplica-se a fita floral ou floral em fita no corpo da caneta para cobrir e aparentar o caule da rosa. A fita floral já possui uma "cola" que fixa no corpo da caneta.
Ao aplicar a fita floral é necessário ir esticando-a para que ela possa aderir.
Confesso que acho essa parte a mais chata da confecção dessa peça.
E, por fim a peça estará pronta. Lindas rosas confeccionadas com caneta e E.V.A. frisado.
Então...Promessa cumprida..embora, tenha demorado quase um ano.
Espero que curta este P.A.P. e possa replica-lo, fazendo muitas peça maravilhosas.